EPPGEP 2022

EPPGEP 2022

VII EPPGEP 2022 | Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia de Produção

14, 15 e 16 de Setembro de 2022

Evento Virtual

EVENTO | FORMATO DO EVENTO | FORMATO DOS ARTIGOS | PREMIAÇÃO | COMITÊS |

DATAS IMPORTANTES |SUBMISSÃO | PROGRAMAÇÃO | INSCRIÇÃO

Guia para Participação Virtual no EPPGEP 2022

TRABALHOS APROVADOS

ABSTRACT PROCEEDINGS

PROGRAMAÇÃO GERAL

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 
O EVENTO

EPPGEP é o Encontro Científico da ANPEPRO, que tem como objetivos: Foco em Pesquisa; Criação de um ambiente de aconselhamento aos alunos de Pós-Graduação; e, Reconhecimento dos alunos de Pós-Graduação em Engenharia de Produção com melhores resultados.

O processo seletivo dos artigos é realizado de forma descentralizada por meio dos Programas de Pós-Graduação (PPG’s), para garantir a seleção dos melhores artigos pelos colegiados dos programas.

  • Cada PPG selecionará até 2 artigos de Mestrado Acadêmico (MA), 3 de Doutorado (DO) e 1 de Mestrado Profissional (MP); além de 2 de Produto Tecnológico (PT), podendo ser MA, MP ou DO.
  • Também poderão participar egressos, desde que tenham sido alunos até o ano anterior do evento, ou seja, que tenham concluído o curso a partir de 2021.
  • Todos os alunos que apresentarem o trabalho no EPPGEP receberão um certificado da ANPEPRO de aluno destaque do PPG, visto que foram selecionados como os melhores do seu Programa e cada Programa Associado tem credenciamento da ANPEPRO.
  • Haverá premiação para o melhor trabalho apresentado por alunos de DO, MA, MP e de PT (que pode ser aluno de qualquer modalidade).


FORMATO DO EVENTO

  • Sessões para apresentação dos artigos de MA, DO, MP e PT. As apresentações serão de 15 min + 5 min de discussão.
  • Mesa Redonda com palestrantes pesquisadores convidados para realizar a plenária, com atuação internacional (seja Brasileiro ou estrangeiro), comprovada pelo impacto de sua produção e atuação em pesquisa.
  • Reunião de alunos com editor de periódico (plenária com apresentação por editores de periódico ou membros de corpo editorial com papel de editoração) com impacto relevante na área.
  • Sessão Plenária para apresentação de artigos finalistas à Premiação do Doutorado.


FORMATO DOS ARTIGOS

  • O Formato das submissões será flexível. Será publicada no site do evento apenas os resumos das submissões. Não haverá publicação de artigos, por questões de copyright, para não dificultar a submissão futura em outros veículos de maior relevância que é o foco das ações da ANPEPRO. As submissões podem ser:
    • Completo – DRAFTS para periódicos;
    • Working papers – versão preliminar de futuro DRAFTS para periódicos;
    • Resumos estendidos.
  • O artigo pode ser escrito em inglês ou em português, com exceção para os doutorandos que devem submeter apenas em inglês.
  • Para participar do Prêmio na modalidade aluno Doutorado, o formato do artigo deve ser completo ou working paper. No caso do aluno de doutorado optar por submeter resumo estendido, não concorrerá ao prêmio.
  • O papel do corpo de revisores não será aprovar/reprovar, terá papel de consultoria para publicação em periódico. Será feito um parecer com sugestão de melhorias para submissão a periódico; ou indicar se não tem potencial para tal (nesse caso, sugerir alternativas na linha de trabalho). Será fornecida uma lista de potenciais outlets.
  • O parecer será preparado apenas para aqueles que apresentarem o trabalho no evento, e será entregue apenas no dia da apresentação.
  • Os membros do comitê científico atuarão como editores do artigo, coordenando o processo de revisão para o encaminhamento de um parecer final, ou atuando como revisores. Cada artigo terá pelo menos duas avaliações.
  • Cada artigo de DOUTORADO terá um pesquisador responsável durante o evento, que poderá se reunir com os alunos e dar aconselhamento. Esta atividade funcionará como um ‘Doctoral Consortium’ mais informal.


PREMIAÇÃO

  • Serão premiados os melhores trabalhos submetidos, que forem apresentados por alunos ou egressos indicados pelos Programas, para as categorias MA, DO, MP e PT.
  • O comitê de premiação, composto por membros do comitê científico e indicados pelo coordenador científico do evento, terá a importante função de realizar a seleção do melhor artigo de MA, MP e PT e também a pré-seleção de cinco artigos finalistas de DO para apresentação em Sessão Plenária. O comitê de premiação irá deliberar a avaliação final dos prêmios, a partir do trabalho submetido e da atuação do candidato(a) na sessão de apresentação. Os prêmios de MA, DO, MP e PT serão anunciados e entregues na Sessão Plenária. Os outros quatro finalistas à Premiação do Doutorado que tiverem apresentado na Sessão Plenária receberão menção especial da ANPEPRO.
  • Apenas os candidatos alunos ou egressos indicados pelos Programas serão agraciados com o prêmio. Os trabalhos poderão ter co-autores, mas a participação do candidato no trabalho terá que ser explicitada, indicando sua relevância no processo como autor principal, de forma que permita concorrer ao prêmio. Os co-autores do trabalho (alunos, egressos ou docentes) não receberão menção da ANPEPRO, o que não os impede de mencionar a premiação do co-autor em trabalho que teve sua participação.

PRÊMIO PUBLICAÇÃO ALUNO DE DOUTORADO

UFPE – A new GIS-based multicriteria model to enhance urban flood risk assessment under climate change: the NSMAUT method. Lucas Borges Leal da Silva; Marcelo Hazin Alencar; Adiel Teixeira de Almeida

Menção Honrosa dos Finalistas à Premiação de Doutorado:

PUC-PR – Wind power generation forecasting based on bagging extreme learning machine ensemble model. Matheus Henrique Dal Molin Ribeiro; Ramon Gomes da Silva; Sinvaldo Rodrigues Moreno; Viviana Cocco Mariani; Leandro dos Santos coelho

Outros Finalistas à Premiação de Doutorado:

PUC-RIO – Improving the management of urban household solid waste from the perspective of SSCM. Bruno Duarte Azevedo; Luiz Felipe Scavarda; Rodrigo Goyannes Gusmão Caiado

UNIFESP/ITA – Meta-analysis of clustering problem instances and techniques in machine learning. Luiz Henrique dos Santos Fernandes; Ana Carolina Lorena

UFRGS – Law of requisite variety in practice: assessing the match between risk and actors’ contribution to resilient performance. Vanessa Bertoni, Tarcisio Saurin, Flávio Fogliatto

Menção Especial aos melhores de cada Sessão Temática – DOUTORADO

Sessão Temática – DO-A: UNIFESP/ITA – Mathematical Modeling of the Integrated Production Planning and Inventory Management Problem considering two levels of storage for a perishable product. Jeferson Auto da Cruza; Luiz Leduino de Salles-Neto; Cleder M. Schenekemberg

Sessão Temática – DO-C: UFPE – A deep reinforcement learning-based condition-based maintenance policy for multi-component systems with multiple objectives. Hanser Jiménez, Vinícius Tenório, Cristiano Cavalcante, Phuc Do; Alexandre Alberti

PRÊMIO PUBLICAÇÃO ALUNO DE MESTRADO ACADÊMICO

PUC-RIO – Efficient Labeling Algorithms for Adjacent Quadratic Shortest Paths. João Marcos Dusi Vilela; Bruno Fânzeres dos Santos; Rafael Martinelli

PRÊMIO PUBLICAÇÃO ALUNO DE MESTRADO PROFISSIONAL

UFF – Determinação de Regras de interpretação para para o componente Annular Preventer do Blowout Preventer. Guido Vaz Silva; Rodolfo Cardoso; Iara Tammela; Thaís Abrantes Rodrigues; Gustavo Trindade Assayag; Filipe Baião Vieira; Lorena Albino Soares da Silva

PRÊMIO ALUNO COM PRODUÇÃO TECNOLÓGICA

PUC-RIO – DRAI – A Risk-based 1 Drought Monitoring and Alerting System in Brazil. Raissa Zurli Bittencourt Bravo; Adriana Leiras; Ana Paula Martins do Amaral Cunha; Fernando Luiz Cyrino Oliveira


COMITÊ CIENTÍFICO 

Horácio Hideki Yanasse (Coordenador do Comitê Científico) (UNIFESP)
Danielle Costa Morais (Vice-Coordenadora do Comitê Científico) (UFPE)

COMITÊ DE PROGRAMA

Adiel Teixeira de Almeida (UFPE)
Afonso Carlos Corrêa Fleury (USP)
Ana Paula Cabral Seixas Costa (UFPE)
Anderson Paulo de Paiva (UNIFEI)
Antonio Fernando B. Costa (UNESP/GUAR)
Antonio Galvao Naclerio Novaes (UFSC)
Artur Alves Pessoa (UFF)
Aurelio Ribeiro Leite de Oliveira (UNICAMP/LI)
Caroline Maria de Miranda Mota (UFPE)
Cristiano Alexandre Virgínio Cavalcante  (UFPE)
Cristina Gomes de Souza (CEFET/RJ)
Daniel Pacheco Lacerda (UNISINOS)
Danielle Costa Morais (UFPE)
Débora Pretti Ronconi (USP)
Denis Borenstein (UFRGS)
Edson Pinheiro (UFTPR)
Eduardo Uchoa Barboza (UFF)
Fernando Augusto S. Marins (UNESP/GUAR)
Fernando Cyrino (PUC-Rio)
Flávio Sanson Fogliatto  (UFRGS)
Helder Gomes Costa (UFF)
Horacio Hideki Yanasse (UNIFESP)
Irenilza de Alencar Naas (UNIP)
João Carlos C. B. Soares de Mello (UFF)
João Luiz Kovaleski (UTFPR)
José Geraldo Vidal Vieira (UFSCAR)
José Luis Duarte Ribeiro (UFRGS)
Julio Cezar Mairesse Siluk (UFSM)
Leandro dos Santos Coelho (PUC/PR)
Linda Lee Ho (USP)
Lucila Maria de Souza Campos (UFSC)
Luiz Antonio Nogueira Lorena (UNIFESP)
Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti (USP/SC)
Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo (PUC-RIO)
Marcelo Seido Nagano (USP/SC)
Marcos Pereira Estelita Lins (UFRJ)
Mário Otávio Batalha (UFSCAR)
Marly Monteiro de Carvalho (USP)
Martín Gómez Ravetti (UFMG)
Maurício Cardoso de Souza (UFMG)
Michel Jose Anzanello (UFRGS)
Miguel Afonso Sellitto (UNISINOS)
Milton Vieira Júnior (UNINOVE)
Miriam Borchardt (UNISINOS)
Mirian Buss Gonçalves (UFSC)
Mischel Carmen Neyra Belderrain (UNIFESP)
Moacir Godinho Filho (UFSCAR)
Nair Maria Maia de Abreu (UFRJ)
Nei Yoshihiro Soma (UNIFESP)
Osíris Canciglieri Junior (PUC/PR)
Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas (UFF)
Pedro Paulo Balestrassi (UNIFEI)
Reinaldo Castro Souza (PUC-RIO)
Reinaldo Morabito Neto (UFSCAR)
Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa (PUC/PR)
Tarcísio Abreu Saurim (UFRGS)

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Danielle Costa Morais (UFPE)
Maísa Mendonça Silva (UFPE)
Alexandre Ramalho Alberti (UFPE)
Rodrigo José Pires Ferreira (UFPE)
Lucas Antunes Oliveira (UFPE)
Thiago Bruno Barbosa da Paz (UFPE)


DATAS IMPORTANTES

Submissão dos DRAFTS selecionados pelos PPG’s até 10 de Maio de 2022.
Resultado e Programa preliminar até Junho de 2022.
Registro no evento até Junho de 2022.
Programa final até Agosto de 2022.

Evento:   14 a 16 de Setembro de 2022.


SUBMISSÕES

A submissão será feita pela Coordenação dos PPG’s por meio do preenchimento de formulário online – clique aqui.


INSCRIÇÃO NO EVENTO

Para se inscrever no evento, o interessado deve preencher o Formulário de Inscrição online (Clique aqui), anexando o comprovante de pagamento.

VALORES até 10/07/2022:

Estudante: R$ 100,00
Professor: R$ 150,00 (O pagamento da inscrição no ENPPEPRO  garante a participação no EPPGEP. Pagamento único para os 2 eventos.)

PAGAMENTO

Conta para Depósito/Transferência do valor da inscrição:
IPSID – Instituto de Pesquisa em Sistemas de Informação e Decisão – (CNPJ 07.432.348/0001-05)
Inscrição Mercantil: 362.823-0
Numero do Banco: 001 – Banco do Brasil
Agencia: 3613-7 – Cidade Universitária
Conta Corrente: 29348-2


PROGRAMAÇÃO

Programação (clique aqui)

REALIZAÇÃO:

 

APOIO: